segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PORTIFÓLIO: Atividade 2. Internet, hipertexto e hipermidia...


Hipertexto

A origem

O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação. A compreensão do conceito do hipertexto se dá com o conhecimento de algumas conceitos elementares e a forma como os hipertextos diferem dos documentos em papel a que estamos habituados. o Help do Windows e os de suas aplicações são hipertextos que se caracterizam por possuírem: Um conjunto de tópicos, Sistema de navegação e Sistema de pesquisa

DIFERENÇAS ENTRE HIPERTEXTO E O LIVRO

FORMA DE LEITURA - Livro - sequência linear Hipertexto - seqüência lógica
ACESSO A INFORMAÇÃO, FACILIDADE DE LEITURA e POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO - Livro - notas na margem do texto; Hipertexto - inserção no texto sem alteração do contexto
MACADORES: Livro- dobra de folha para marcar a página que está lendo; Hipertexto - bookmarks
CUSTO DE DUPLICAÇÃO, CUSTO DE CRIAÇÃO: O hipertexto na Internet WWW, hipertexto e hipermídia são acrônimos para "World Wide Web" . O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou ate diferente sons. Alguém disse um vez que, uma imagem vale por mil palavras, hoje em dia, dos os sistemas de hipermídia que a intenet coloca a nossa disposição, são aqueles que a alguns anos atrás poderia ser considerado ficção cientifica.


O hipertexto possibilita a maior interação do texto com o usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto apresenta-se com uma infinidade de possibilidades, que vão desde a disponibilização de informação em catálogos, apresentações de empresas, até a utilização no contexto educacional, como ferramenta de aprendizagem, devido à simultaneidade de transmissão e integração de informações.
A versatilidade é uma de suas palavras-chave, pois o autor pode construí-lo de forma a oportunizar ao leitor um universo de probabilidades e caminhos indizíveis, estabelecendo uma gama de alternativas e significações que enriquecem a leitura e a aprendizagem.
Essa estrutura confere a dissolução das barreiras impostas pelo meio físico, classifica-o como ilimitado, disponibilizando uma intersecção infinita de conceitos. Pewrcebe-se que a relaçaõ com o saber não apresenta barreiras ou limites, sendo esta múltipla e alinear. Não existe um centro fundador uma hierarquia que direcione a leitura. Um hipertexto tem como função a desconstrução da linearidade, a sequenciação de tópicos presentes no material impresso. O olhar leitor está livre para transitar por sobre diferentes horizontes de espectativa. Há, de fato, uma liberdade e possibilidade infinda de pesquisa e de leitura, entretanto, não se pode abraçar o relativismo e a inconsistência. A deparar-se com o hipertexto o leitor precisa ter em mente seus objetivos com a leitura e o compromisso com a abordagem apresentada. A possibilidade de construção e desconstrução de sentidos amplia os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto. Como conseqüência temos o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima.

Referências

http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/

http://hipermidiaemultimidia.files.wordpress.com/2008/08/hipermidia01.jpg

Nenhum comentário: