segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Halloween - integrando culturas


Criação de hipertexto

Assunto interculturalidade

Objetivos de aprendizagem:
*Abordar a relação entre a cultura brasileira e americana através da manifestação cultural "Halloween".

*Observar a intersecção entre a cultura do Eu e a cultura do Outro
*Incentivar a valorização cultural.
*Oportunizar a interação entre os educandos a partir do desenvolvimento de atividades artísticas pautadas no tema "Halloween intercultural"

Metodologia

*Exposição oral-dialogada acerca do tema "Halloween"
*Leitura e tradução de texto acerca do tema
*Divisão da sala em grupos
*Pesquisa Bibliográfica acerca do tema "Halloween"
*Confecção de material impresso e audioviual sobre o tema, utilizando o vocabulário em inglês
*Exposição dos materiais confeccionados

*Criação de um hipertexto apresentando comentários acerca da atividade, para ser postado no blog do colégio São Sebastião e aqui no blog Lyngwagens.

Avaliação
*Montagem e organização da "Festa de Halloween", com a exposição do material confeccionado
*Participação individual e coletiva
*Desenvolvimento das atividades

Texto: Halloween

It's the last day of october. Children put on costumes. Some of them dress like pirates and ghosts. Others try to look like a famous people - a president or a movie star. They carry a big paper bag and go to the homes of all their neighbors. At each house people give them candy or fruit. After an hour or two the children come back home with their bags full of good things to eat.
The symbols of Halloween are witches and pumpkins. Witches wear black costume and pumpkins are orange. These are The special colors of Halloween. People make halloween lanterns to set in the window.
They make them from pumpkin shells. They cut holes for the eyes, mouth and nose. Then they put a candle inside.
The favorite drink at Halloween time is apple juice. It's also called cider. Teachers often serve cider to the children in elementary school on Halloween day. The booys and girls wear their costumes to go to school and the teachers give prizes to the studentes with the best costumes.
(MORINO, E. C., FARIA, Hello: stage 8. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2003.)

Questões para discussão em sala:
1. O Halloween é uma manifestaçaõ cultural muito difundida nos Estados Unidos. Quais as suas principais características?
2. É possível estabelecer alguma relação entre esta manifstação e alguma manifestação cultural brasileira? Justifique sua resposta.
Links para pesquisa

http://www.halloween.com/ (site em inglês)
http://www.brasilescola.com/halloween/
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Nenhum comentário: